• por Rafael Sousa
  • 19 de setembro de 2015
  • GIE

7 Dicas Para Reduzir Custos No Seu Negócio

Quando o assunto é melhorar o fluxo de caixa de uma empresa a primeira medida é a redução de custos. Para esta tarefa é necessário ter o controle das despesas. Essa atitude não deve ser empregada apenas em momentos difíceis, mas sim como ferramenta para auxiliar o crescimento da empresa.
No entanto, deve-se tomar muito cuidado com o corte de custos de áreas que interferem diretamente na geração de receitas. Portanto, pense bem antes de cortar custos nas áreas de vendas, marketing e em tecnologias que aumentam a eficiência de processos.

Separamos 7 dicas para redução de custos e controle de despesas.

1 – Reduza as despesas com energia elétrica:
Pode parecer clichê, mas o hábito de apagar as luzes, desligar os ventiladores, ar condicionado, monitores, entre outros equipamentos, reduzem os custos com energia elétrica. Quem tem um pouco mais de dinheiro para investir, pode optar pela instalação de lâmpadas LED, que permitem economia de até 90% na conta de luz e possuem vida útil superior às lâmpadas convencionais.

2 – Reduza as tarifas de serviços bancário:
Quando abrimos uma conta bancária, quase nunca possuímos uma ampla visão te todas as tarifas e encargos existentes. É importante que se faça um levantamento anual de tudo o que foi gasto e compare com as tarifas de outros bancos. Negocie com o seu gerente melhores tarifas, esse tempo dedicado pode resultar em uma boa economia.

3 – Planeje as compras
Comprar itens em pequenas quantidades acaba saindo mais caro que comprar uma quantidade maior de uma só vez. Planejar essas compras e pesquisar preços podem trazer grande economia. Esta medida vale tanto para produtos quanto para serviços.

4 – Substitua os copos descartáveis por garrafas e canecas
Pode não parecer, mas a compra de copos descartáveis pode gerar um alto custo no fim do mês. Uma alternativa é usar garrafas d’água, squeeze ou canecas. Além de reduzir custos, essa é uma alternativa ecologicamente correta.

5 – Adote ferramentas LEAN de qualidade
Kaizen, Kambam, Six Sigma, 5S, Lean, ERP e outras ferramentas que tenham o objetivo de melhorar o produto ou a eficiência de um processo interferem positivamente nas contas da empresa.

6 – Terceirize os processos de negócios
A contratação de uma solução BPO (Business Process Outsourcing) auxilia na redução de custos, já que os custos fixos se tornam variáveis. Além disso, a empresa terá tempo para focar em suas atividades e clientes, e aquelas atividades de BackOffice que demandam tempo ficam nas mãos de especialistas.

7 – Adote a Gestão Eletrônica de Documentos
A Gestão Eletrônica de Documentos auxilia na redução de impressões e cópias desnecessárias e diminui o tempo gasto para localizar documentos. Imprima somente o necessário, além de ser ecologicamente correto, custos como manutenção de equipamentos e aquisição de papel serão reduzidos.


As empresas que possuem o objetivo de crescer, ou apenas se manterem num mercado cada vez mais competitivo precisam adotar escolhas eficazes de redução de custos de negócios. Visando auxiliar essas empresas, a SaveFiles oferece os serviços GID (Gestão Inteligente de Documentos) e BPO (Business Process Outsourcing). Conheça os nossos serviços e se surpreenda!